Durante o Huawei Global Electric Power Summit, realizado no HUAWEI CONNECT 2025, a Huawei lançou o Relatório do Índice Global de Digitalização e Inteligência (GDII nas siglas em Inglês) para o setor de energético. O relatório tem como objetivo fornecer ferramentas de avaliação quantitativa e diretrizes estratégica para a construção dos sistemas de energia do futuro, apoiando empresas globais em seu processo de digitalização.
Jo Cops, presidente da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC nas siglas em Inglês), declarou em seu discurso de abertura que, com a ampla adoção de sistemas fotovoltaicos, estações de carregamento de veículos elétricos e microrredes, o monitoramento operacional em tempo real de redes de baixa tensão tornou-se essencial para garantir a estabilidade dos sistemas de energia.
David Sun, CEO da Unidade de Negócios de Digitalização de Energia Elétrica da Huawei, destacou em seu discurso que a transformação digital e inteligente é fundamental para lidar com as incertezas do futuro sistema elétrico. A IA passou de uma “ferramenta de eficiência” a um “recurso essencial para a sobrevivência”.
Guiada pela arquitetura de rede de comunicação alvo e pelos princípios de “rede principal inteligente e robusta, integração de média tensão, transparência de baixa tensão, alta velocidade e segurança, e integração espaço-solo”, a Huawei construiu um sistema técnico multicamadas baseado na “sinergia entre aplicações de cenário + sinergia nuvem-rede-borda-dispositivos”. O sistema oferece às empresas de energia soluções inteligentes que cobrem todos os cenários de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia, para que possam alcançar a transformação digital e o desenvolvimento sustentável.
Na conferência, a Huawei e a State Grid Shaanxi lançaram conjuntamente o Global Electric Power Showcase de 2025. Em Shaanxi, por meio de inovação colaborativa e verificação em larga escala, as duas empresas alcançaram transparência em áreas de transformadores de baixa tensão de 400 V, oferencendo percepção em tempo real, gestão e regulação centralizadas, além de resposta rápida para a operação de nova energia distribuída de baixa tensão.
Charles Tlouane, COO da City Power, da África do Sul, e Simon Dezsö, vice-CEO da MAVIR, da Hungria, também compartilharam seus desafios e experiências pessoais durante a digitalização de suas empresas.
Olhando para o futuro, a Huawei continuará a incorporar inteligência nos principais cenários de produção de energia elétrica, com o objetivo de apoiar as empresas globais de energia na construção de um futuro mais inteligente e sustentável.
Mais informações em: https://e.huawei.com/en/industries/grid