A plataforma YFQ-42A da GA-ASI dará suporte a operações aéreas expedicionárias de próxima geração
A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) foi selecionada, após um processo competitivo, pelo Corpo de Marines dos Estados Unidos (USMC) para avaliação no programa de Aeronaves Táticas Expedicionárias Não Tripuladas (MUX TACAIR) no âmbito de Aeronaves de Combate Colaborativas (CCA). O acordo integra a expertise da GA-ASI em autonomia e sistemas de aeronaves não tripuladas com um pacote de missão fornecido pelo governo, utilizando a plataforma YFQ-42A como substituta para avaliar sua integração com caças tripulados.
O contrato dá início à integração de um kit de missão do Corpo de Marines na plataforma substituta YFQ-42A para avaliação dentro Marine Air-Ground Task Force (MAGTF).
O contrato do USMC inclui o rápido desenvolvimento de capacidades autônomas para o kit de missão fornecido pelo governo — um conjunto econômico, rico em sensores e definido por software, capaz de fornecer efeitos cinéticos e não cinéticos — posicionando a solução para uso em operações expedicionárias. Este trabalho apoiará futuras avaliações de capacidades do MUX TACAIR.
“Esta seleção baseia-se nos sistemas autônomos atualmente implantados pela GA-ASI e demonstra nosso compromisso em fornecer capacidades de última geração para missões críticas do USMC”, disse Mike Atwood, vice-presidente de Programas Avançados da GA-ASI. “Nosso FQ-42, combinado com nossa comprovada arquitetura autônoma e expertise em integração, nos posiciona para entregar rapidamente uma solução CCA acessível que aprimorará a eficácia operacional da MAGTF em ambientes contestados.”
A GA-ASI foi selecionada pela Força Aérea dos EUA em abril de 2024 para construir protótipos de teste de voo representativos de produção para o programa CCA. O YFQ-42A concluiu com sucesso seu voo inaugural em agosto de 2025, validando um conceito de “gênero/espécie” para o desenvolvimento rápido, modular e de baixo custo de aeronaves de combate não tripuladas. Essa abordagem permite um projeto-base comum que pode ser rapidamente adaptado a diferentes conjuntos de missões e requisitos operacionais.
O YFQ-42A é uma plataforma de aeronave de combate autônoma (CCA) projetada especificamente para esse fim, desenvolvida como parte do investimento contínuo da GA-ASI em aeronaves de combate autônomas de última geração. O design modular da aeronave permite a rápida integração de sistemas de missão. A arquitetura autônoma da GA-ASI, comprovada por meio de múltiplos testes de voo em condições reais, fornece a base para a colaboração entre humanos e máquinas em cenários de combate complexos.
Sobre a GA-ASI
A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. é a principal fabricante mundial de sistemas aéreos não tripulados (UAS). Com mais de 9 milhões de horas de voo acumuladas, a linha de UAS Predator® está em operação há mais de 30anos e inclui os modelos MQ-9A Reaper®, MQ-1C Gray Eagle®, MQ-20 Avenger® e MQ-9B SkyGuardian®/SeaGuardian®. A empresa se dedica a fornecer soluções de longa duração e multimissão que oferecem consciência situacional persistente e capacidade de ataque rápido.
Mais informações em www.ga-asi.com.
Avenger, EagleEye, Gray Eagle, Lynx, Predator, Reaper, SeaGuardian e SkyGuardian são marcas registradas da General Atomics Aeronautical Systems, Inc., nos Estados Unidos e/ou em outros países.



